Questão 1


Os textos referem-se à integração do índio à chamada civilização brasileira.


I - “Mais uma vez, nós, os povos indígenas, somos vítimas de um pensamento que separa e que tenta nos eliminar cultural,social e até fisicamente. A justificativa é a de que somos apenas 250 mil pessoas e o Brasil não pode suportar esse ônus.(...) É preciso congelar essas ideias colonizadoras, porque elas são irreais e hipócritas e também genocidas. (...) Nós, índios,queremos falar, mas queremos ser escutados na nossa língua, nos nossos costumes.

”Marcos Terena, presidente do Comitê Intertribal Articulador dos Direitos Indígenas na ONU e fundadordas Nações Indígenas, Folha de S.Paulo, 31 de agosto de 1994.


II - “O Brasil não terá índios no final do século XXI (...) E por que isso? Pela razão muito simples que consiste no fato de oíndio brasileiro não ser distinto das demais comunidades primitivas que existiram no mundo. A história não é outra coisasenão um processo civilizatório, que conduz o homem, por conta própria ou por difusão da cultura, a passar do paleolíticoao neolítico e do neolítico a um estágio civilizatório.

”Hélio Jaguaribe, cientista político, Folha de S.Paulo, 2 de setembro de 1994.


Pode-se afirmar, segundo os textos, que

  1. Tanto Terena quanto Jaguaribe propõem ideias inadequadas, pois o primeiro deseja a culturação feita pela “civilização branca”, e o segundo, o confinamento de tribos.
  2. Terena quer transformar o Brasil numa terra só de índios, pois pretende mudar até mesmo a língua dopaís, enquanto a ideia de Jaguaribe é anticonstitucional, pois fere o direito à identidade cultural dos índios.
  3. Terena compreende que a melhor solução é que os brancos aprendam a língua tupi para entender melhor o que dizem os índios. Jaguaribe é de opinião que, até o final do século XXI, seja feita uma limpezaétnica no Brasil.
  4. Terena defende que a sociedade brasileira deve respeitar a cultura dos índios e Jaguaribe acredita nainevitabilidade do processo de aculturação dos índios e de sua incorporação à sociedade brasileira.
  5. Terena propõe que a integração indígena deve ser lenta, gradativa e progressiva, e Jaguaribe propõe queessa integração resulte de decisão autônoma das comunidades indígenas.







Questão 2


Os Yanomami constituem uma sociedade indígena do norte da Amazônia e formam um amplo conjunto linguístico e cultural. Para os Yanomami, urihi, a “terrafloresta”, não é um mero cenário inerte, objeto de exploração econômica, e sim umaentidade viva, animada por uma dinâmica de trocas entre os diversos seres que a povoam. A floresta possui um sopro vital,wixia, que é muito longo. Se não a desmatarmos, ela não morrerá. Ela não se decompõe, isto é, não se desfaz. É graçasao seu sopro úmido que as plantas crescem. A floresta não está morta pois, se fosse assim, as florestas não teriam folhas.Tampouco se veria água. Segundo os Yanomami, se os brancos os fizerem desaparecer para desmatá-la e morar no seu lugar,ficarão pobres e acabarão tendo fome e sede.

ALBERT, B. Yanomami, o espírito da floresta. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: ISA, 2007 (adaptado).


De acordo com o texto, os Yanomami acreditam que

  1. a floresta não possui organismos decompositores.
  2. o potencial econômico da floresta deve ser explorado.
  3. o homem branco convive harmonicamente com urihi.
  4. as folhas e a água são menos importantes para a floresta que seu sopro vital.
  5. wixia é a capacidade que tem a floresta de se sustentar por meio de processos vitais.







Questão 3


A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinadoauditório visando criar a imagens positiva ou negativa de determinados fenômenos. A propaganda está muitas vezes ligadaà ideia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da Propaganda são: o princípioda simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade.

(Adaptado de Bobbio, N. Dicionários de Política.)


Segundo o texto, muitas vezes a propaganda

  1. não permite que minorias imponham ideias à maioria.
  2. depende diretamente da qualidade do produto que é vendido.
  3. favorece o controle das massas difundindo as contradições do produto.
  4. está voltada especialmente para os interesses de quem está vendendo o produto.
  5. convida o comprador à reflexão sobre a natureza do que se propõe a vender.







Questão 4


Apesar de muitas crianças e adolescentes terem a Barbie como um exemplo de beleza, um infográfico feito pelo siteRehabs.com comprovou que, caso uma mulher tivesse as medidas da boneca de plástico, ela nem estaria viva.

Não é exatamente uma novidade que as proporções da boneca mais famosa do mundo são absurdas para o mundoreal. Ativistas que lutam pela construção de uma autoimagem mais saudável, pesquisadores de distúrbios alimentarese pessoas que se preocupam com o impacto da indústria cultural na psique humana apontam, há anos, a influência de modelos como a Barbie na distorção do corpo feminino.


Pescoço


Com um pescoço duas vezes mais longo e 15 centímetros mais fino do que o de uma mulher, a Barbie seria incapazde manter sua cabeça levantada.


Cintura


Com uma cintura de 40 centímetros (menor do que a sua cabeça, a Barbie da vida real só teria espaço em seu corpopara acomodar metade de um rim e alguns centímetros de intestino.


Quadril


O índice que mede a relação entre a cintura e o quadril da Barbie é de 0,5%, o que significa que a medida de suacintura representa 56% da circunferência de seu quadril. Esse mesmo índice, em uma mulher americana média, é de 0,8.

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 2 maio 2015.


Ao abordar as possíveis influências da indústria de brinquedos sobre a representação do corpo feminino,o texto analisa a:

  1. noção de beleza globalizada veiculada pela indústria cultural.
  2. influência da mídia para a adoção de um estilo de vida salutar pelas mulheres.
  3. relação entre a alimentação saudável e o padrão de corpo instituído pela boneca.
  4. proporcionalidade entre a representação do corpo da boneca e a do corpo humano.
  5. influência mercadológica na construção de uma autoimagem positiva do corpo feminino.







Questão 5


Ações de educação patrimonial são realizadas em diferentes contextos e localidades e têm mostrado resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima das comunidades. Em alguns casos, promovem o desenvolvimento local e indicam soluçõesinovadoras de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural para muitas populações.

PELEGRINI, S. C. A.: PINHEIRO, A. P. (org.). Tempo, memória e patrimônio cultural. Piauí: Edupi. 2010.


A valorização dos bens mencionados encontra-se correlacionada a ações educativas que promovem a(s)

  1. evolução de atividades artesanais herdadas do passado.
  2. representações sociais formadoras de identidades coletivas.
  3. mobilizações politicas criadoras de tradições culturais urbanas.
  4. hierarquização de festas folclóricas praticadas por grupos locais.
  5. formação escolar dos jovens para o trabalho realizado nas comunidades.







Questão 6


O antropólogo americano Marius Barbeau escreveu o seguinte: sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar;sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola;sempre que ditos e provérbios, fábulas, histórias bobas e contos populares sejam representados; aí veremos o folclore emseu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar novos elementos em seu caminho.

UTLEY, F. L. Uma definição de folclore. In: BRANDÃO, C. R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1984 (adaptado).


O texto tem como objeto a construção da identidade cultural, reconhecendo que o folclore, mesmo sendouma manifestação associada à preservação das raízes e da memória dos grupos sociais,

  1. está sujeito a mudanças e reinterpretações.
  2. deve ser apresentado de forma escrita.
  3. segue os padrões de produção da moderna indústria cultural.
  4. tende a ser materializado em peças e obras de arte eruditas.
  5. expressa as vivências contemporâneas e os anseios futuros desses grupos.







Questão 7


O cidadão norte-americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificadona Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão, cuja planta se tornoudoméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de umaespécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado naItália medieval; a colher vem de um original romano. Lê notícias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigossemitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha.

LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. São Paulo: Martins, 1959 (adaptado).


A situação descrita é um exemplo de como costumes resultam da

  1. assimilação de valores de povos exóticos.
  2. experimentação de hábitos sociais variados.
  3. recuperação de heranças da Antiguidade Clássica.
  4. fusão de elementos de tradições culturais diferentes.
  5. valorização de comportamentos de grupos privilegiados.







Questão 8


Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto naGuerra do Afeganistão: ela escreveu que – embora amasse muito seu pai – estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo porseu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismoamericano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendopara as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã – não é necessário pensar muito sobre qualteria sido a nossa reação.

ZIZEK, S. Bem-vindo ao deserto do real! São Paulo: Boitempo, 2003.


A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)

  1. prática da diplomacia.
  2. exercício da alteridade.
  3. expansão da democracia.
  4. universalização do progresso.
  5. conquista da autodeterminação.







Questão 9


Simples, saborosa e, acima de tudo, exótica. Se a culinária brasileira tem o tempero do estranhamento, esta verdade decorrede dois elementos: a dimensão do território e a infinidade de ingredientes. Percebe-se que o segredo da cozinha brasileira éa mistura com ingredientes e técnicas indígenas. É esse o elemento que a torna autêntica.

POMBO, N. Cardápio Brasil. Nossa História, n. 29. mar. 2006 (adaptado).


O processo de formação identitária descrito no texto está associado à

  1. imposição de rituais sagrados.
  2. assimilação de tradições culturais.
  3. tipificação de hábitos comunitários.
  4. hierarquização de conhecimentos tribais.
  5. superação de diferenças etnorraciais.







Questão 10


A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidadee complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar percebero próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.

MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.


Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas:

  1. permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
  2. perderam a relação com o seu passado histórico.
  3. derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
  4. contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
  5. demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.







Questão 11


Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciaise para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área daeducação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação ea produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimentoétnico-racial – descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos – para interagirem naconstrução de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação.Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).


A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusãosocial a:

  1. práticas de valorização identitária.
  2. medidas de compensação econômica.
  3. dispositivos de liberdade de expressão.
  4. estratégias de qualificação profissional.
  5. instrumentos de modernização jurídica.







Questão 12


Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador doRei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do Rei estava destinada para o diadezesseis. Em resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza.

COROAÇÃO do Rei do Congo em Santo Amaro, Bahia apud DEL PRIORE, M. Festas e utopias no Brasil colonial. In: CATELLI JR., R. Um olhar sobre as festas populares brasileiras. São Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado).


Originária dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de:

  1. exclusão social.
  2. imposição religiosa.
  3. acomodação política.
  4. supressão simbólica.
  5. ressignificação cultural.







Questão 13


A luta contra o racismo, no Brasil, tomou um rumo contrário ao imaginário nacional e ao consenso científico, formado a partirdos anos 1930. Por um lado, o Movimento Negro Unificado, assim como as demais organizações negras, priorizaram emsua luta a desmistificação do credo da democracia racial, negando o caráter cordial das relações raciais e afirmando que, noBrasil, o racismo está entranhado nas relações sociais. O movimento aprofundou, por outro lado, sua política de construçãode identidade raciaI, chamando de “negros” todos aqueles com alguma ascendência africana, e não apenas os “pretos”.

GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2012.


A estratégia utilizada por esse movimento tinha como objetivo

  1. eliminar privilégios de classe.
  2. alterar injustiças econômicas.
  3. combater discriminações étnicas.
  4. identificar preconceitos religiosos.
  5. reduzir as desigualdades culturais.







Questão 14


Em fevereiro de 1999, o Seminário Internacional sobre Direito Ambiental, ocorrido em Bilbao, na Espanha, propôs, na Declaraçãode Viscaia, a extensão dos direitos humanos ao meio ambiente, como instrumento de alcance universal. No parágrafo 3odo artigo 1o da referida declaração, fica estabelecido: “O direito ao meio ambiente deverá ser exercido de forma compatível comos demais direitos humanos, entre os quais o direito ao desenvolvimento”. No Brasil, o cumprimento desse direito configura umgrande desafio. Na região Amazônica, por exemplo, tem havido uma coincidência entre as linhas de desmatamento e as novasfronteiras de desenvolvimento do agronegócio, marcadas por focos de injustiça ambiental, com frequentes casos de escravizaçãode trabalhadores, além de conflitos e crimes pela posse de terras, muitas vezes, impunes.

(Disponível em: <www.unicen.com.br/universoverde>. Acesso em: 9 maio 2009. Texto adaptado).


Promover justiça ambiental, no caso da região Amazônica brasileira, implica:

  1. fortalecer a ação fiscalizadora do Estado e viabilizar políticas de desenvolvimento sustentável.
  2. ampliar o mercado informal de trabalho para a população com baixa qualificação profissional.
  3. incentivar a ocupação das terras pelo Estado brasileiro, em face dos interesses internacionais.
  4. promover alternativas de desenvolvimento sustentável, em razão da precariedade tecnológica local.
  5. ampliar a importância do agronegócio nas áreas de conflito pela posse de terras e combater a violênciano campo.







Questão 15


As queimadas, cenas corriqueiras no Brasil, consistem em prática cultural relacionada com um método tradicional de “limpezada terra” para introdução e/ou manutenção de pastagem e campos agrícolas. Esse método consiste em: (a) derrubar a florestae esperar que a massa vegetal seque; (b) atear fogo, para que os resíduos grosseiros, como troncos e galhos, sejam eliminadose as cinzas resultantes enriqueçam temporariamente o solo. Todos os anos, milhares de incêndios ocorrem no Brasil, em biomascomo Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, em taxas tão elevadas, que se torna difícil estimar a área total atingida pelo fogo.

(CARNEIRO FILHO, A. Queimadas. Almanaque Brasil socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2007. Texto adaptado.)


Um modelo sustentável de desenvolvimento consiste em aliar necessidades econômicas e sociais à conservação da biodiversidade e da qualidade ambiental. Nesse sentido, o desmatamento de uma floresta nativa,seguido da utilização de queimadas, representa:

  1. método eficaz para a manutenção da fertilidade do solo.
  2. atividade justificável, tendo em vista a oferta de mão de obra.
  3. ameaça à biodiversidade e impacto danoso à qualidade do ar e ao clima global.
  4. destinação adequada para os resíduos sólidos resultantes da exploração da madeira.
  5. valorização de práticas tradicionais dos povos que dependem da floresta para sua sobrevivência.







Questão 16


O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor danatureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida dopossível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entrejesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos.

CALDEIRA, J. A nação mercantilista. São Paulo: Editora 34, 1999 (adaptado).


Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela:

  1. demarcação do território indígena.
  2. manutenção da organização familiar.
  3. valorização dos líderes religiosos indígenas.
  4. preservação do costume das moradias coletivas.
  5. comunicação pela língua geral baseada no tupi.







Questão 17


Em 1914, o preço da borracha despencou no mercado internacional; dois anos depois, 200 firmas foram à falência em Manaus. E assim acabou o sonho de quem acendia charutos com notas de 1 000 réis.

A cidade entrou em colapso.National Geographic, n. 143, fev. 2012 (adaptado).


O súbito declínio da atividade econômica mencionada foi provocado pelo(a):

  1. carência de meios de transporte que permitissem uma rápida integração entre as áreas produtoras econsumidoras.
  2. produção nas plantações de seringueiras do sudeste asiático, que ocasionou um excesso da produção mundial.
  3. chamado encilhamento, que resultou na desvalorização da moeda brasileira após forte especulação na Bolsa de Valores.
  4. fim da migração de nordestinos para a Amazônia, que gerou uma enorme carência de mão de obra na região.
  5. início da Primeira Guerra Mundial, que paralisou o comércio internacional e provocou o declínio da economia brasileira.







Questão 18


Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os maisavançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitáriaé desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundotodo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado).


A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de:

  1. linhas de montagem e formação de estoques.
  2. empresas burocráticas e mão de obra barata.
  3. controle estatal e infraestrutura consolidada.
  4. organização em rede e tecnologia de informação.
  5. gestão centralizada e protecionismo econômico.







Questão 19


O índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelonaou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesmarealidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoascom a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade,que, de fato, são os seus.

GULLAR, F. Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 (adaptado).


Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que

  1. Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.
  2. O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura.
  3. Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações.
  4. Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade.
  5. A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, maisricos, vivem de acordo com o presente.







Questão 20


Brasil, Alemanha, Japão e Índia pedem reforma do Conselho de SegurançaOs representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reiteraram, em setembro de 2018, a defesa pela ampliação doConselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante reunião em Nova York (Estados Unidos). Emdeclaração conjunta, de dez itens, os chanceleres destacaram que o órgão, no formato em que está, com apenas cinco membros permanentes e dez rotativos, não reflete o século 21. “A reforma do Conselho de Segurança é essencial para enfrentaros desafios complexos de hoje. Como aspirantes a novos membros permanentes de um conselho reformado, os ministrosreiteraram seu compromisso de trabalhar para fortalecer o funcionamento da ONU e da ordem multilateral global, bem comoseu apoio às respectivas candidaturas”, afirma a declaração conjunta.

Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 7 dez. 2018 (adaptado).


Os países mencionados no texto justificam sua pretensão com base na seguinte característica comum:

  1. Extensividade de área territorial.
  2. Protagonismo em escala regional.
  3. Investimento em tecnologia militar.
  4. Desenvolvimento de energia nuclear.
  5. Disponibilidade de recursos minerais.







Questão 21


Na sociologia e na literatura, o brasileiro foi por vezes tratado como cordial e hospitaleiro, mas não é isso o que acontece nasredes sociais: a democracia racial apregoada por Gilberto Freyre passa ao largo do que acontece diariamente nas comunidadesvirtuais do país. Levantamento inédito realizado pelo projeto Comunica que Muda [...] mostra em números a intolerância dointernauta tupiniquim. Entre abril e junho, um algoritmo vasculhou plataformas [...] atrás de mensagens e textos sobre temassensíveis, como racismo, posicionamento político e homofobia. Foram identificadas 393 284 menções, sendo 84% delas comabordagem negativa, de exposição do preconceito e da discriminação.

Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).


Ao abordar a postura do internauta brasileiro mapeada por meio de uma pesquisa em plataformasvirtuais, o texto

  1. minimiza o alcance da comunicação digital.
  2. refuta ideias preconcebidas sobre o brasileiro.
  3. relativiza responsabilidades sobre a noção de respeito.
  4. exemplifica conceitos contidos na literatura e na sociologia.
  5. expõe a ineficácia dos estudos para alterar tal comportamento.







Questão 22


A geografia mundial da inovação sofreu uma reviravolta que mobiliza fatores humanos, financeiros e tecnológicos.Esforço humano: com 1,15 milhão de pesquisadores, a China dispõe de um potencial equivalente a 82% da capacidade norte-americana e 79% da europeia; segundo a National Science Foundation norte-americana, o país deverá concentrar 30%de todos os pesquisadores do mundo até 2025.Esforço humano: com 1,15 milhão de pesquisadores China apresentou um orçamento para pesquisa que a colocou em segundo lugar no mundo – ainda bastante longe dos Estados Unidos, mas à frente do Japão.Esforço tecnológico: em 2011, o país se tornou o primeiro depositante mundial de patentes, graças a uma estratégia nacionalque visa passar do Made in China (produzido na China) para o Designed in China (projetado na China).

CARROUÉ, L. Desindustrialização. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).


O texto apresenta um novo fator a ser considerado para refletir sobre o papel produtivo entre os países,representado pela

  1. aplicação da ciência e tecnologia no desenvolvimento produtivo, que aumenta o potencial inventivo.
  2. ampliação da capacidade da indústria de base, que coopera para diversificar os níveis produtivos.
  3. exploração da mão de obra barata, que atrai fluxo de investimentos industriais para os países.
  4. inserção de pesquisas aplicadas ao setor financeiro, que incentiva a livre concorrência.
  5. transnacionalização do capital industrial, que eleva os lucros em escala planetária.







Questão 23


A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito àeducação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei 9.394/1996,estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas.DIRETRIZES Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2005.A alteração legal no Brasil contemporâneo descrita no texto é resultado do processo de

  1. aumento da renda nacional.
  2. mobilização do movimento negro.
  3. melhoria da infraestrutura escolar.
  4. ampliação das disciplinas obrigatórias.
  5. politização das universidades públicas.







Questão 24


No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante, nos fóruns internacionais e nas instâncias nacionais, a referência à sustentabilidade como princípio orientador de ações e propostas que deles emanam.


A sustentabilidade explica-se pela

  1. incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos aomeio ambiente.
  2. incompatibilidade entre crescimento econômico acelerado e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.
  3. interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.
  4. proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o tráfico de madeira e de espécies selvagens.
  5. necessidade de satisfazer as demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades nos campos econômico, sociale ambiental.







Questão 25


O progresso


Eu queria não ver todo o verde da terra morrendoE das águas dos rios os peixes desaparecendoEu queria gritar que esse tal de ouro negroNão passa de um negro venenoE sabemos que por tudo isso vivemos bem menos.

ROBERTO CARLOS; ERASMO CARLOS. Roberto Carlos. Rio de Janeiro: CBS, 1976 (fragmento).


O trecho da letra da canção avalia o uso de combustíveis fósseis com base em sua potencial contribuiçãopara aumentar o(a)

  1. base da pirâmide etária.
  2. alcance da fronteira de recursos.
  3. degradação da qualidade de vida.
  4. sustentabilidade da matriz energética.
  5. exploração do trabalho humano.







Questão 26


“A Declaração Universal dos Direitos Humanos está completando 70 anos em tempos de desafios crescentes, quando o ódio,a discriminação e a violência permanecem vivos”, disse a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação,a Ciência e a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay.

“Ao final da Segunda Guerra Mundial, a humanidade inteira resolveu promover a dignidade humana em todos oslugares e para sempre. Nesse espírito, as Nações Unidas adotaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos comoum padrão comum de conquistas para todos os povos e todas as nações”, disse Audrey.“Centenas de milhões de mulheres e homens são destituídos e privados de condições básicas de subsistência ede oportunidades. Movimentos populacionais forçados geram violações aos direitos em uma escala sem precedentes.A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promete não deixar ninguém para trás – e os direitos humanosdevem ser o alicerce para todo o progresso.”Segundo ela, esse processo precisa começar o quanto antes nas carteiras das escolas. Diante disso, a Unesco lidera a educação em direitos humanos para assegurar que todas as meninas e meninos saibam seus direitos e osdireitos dos outros.

Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 3 abr. 2018 (adaptado).


Defendendo a ideia de que “os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso”, a diretora-geral da Unesco aponta, como estratégia para atingir esse fim, a

  1. inclusão de todos na Agenda 2030.
  2. extinção da intolerância entre os indivíduos.
  3. discussão desse tema desde a educação básica.
  4. conquista de direitos para todos os povos e nações.
  5. promoção da dignidade humana em todos os lugares.







Questão 27


Segundo a Conferência de Quioto, os países centrais industrializados, responsáveis históricos pela poluição, deveriam alcançar a meta de redução de 5,2% do total de emissões segundo níveis de 1990. O nó da questão é o enorme custo desse processo, demandando mudanças radicais nas indústrias para que se adaptem rapidamente aos limites de emissão estabelecidose adotem tecnologias energéticas limpas. A comercialização internacional de créditos de sequestro ou de redução de gasescausadores do efeito estufa foi a solução encontrada para reduzir o custo global do processo. Países ou empresas que conseguirem reduzir as emissões abaixo de suas metas poderão vender este crédito para outro país ou empresa que não consiga.

BECKER, B. Amazônia: geopolítica na virada do II milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.


As posições contrárias à estratégia de compensação presente no texto relacionam-se à ideia de que ela promove

  1. retração nos atuais níveis de consumo.
  2. surgimento de conflitos de caráter diplomático.
  3. diminuição dos lucros na produção de energia.
  4. desigualdade na distribuição do impacto ecológico.
  5. decréscimo dos índices de desenvolvimento econômico.